sábado, 4 de junho de 2011

Parnaíba: 300 anos de História

Daqui a uma semana, portanto, à 11 de junho próximo, nossa cidade completará seus 300 ANOS DE HISTÓRIA! Isso mesmo! Parnaíba não tem apenas 166 anos como se comemorou no ano passado! Parnaíba tem 300 anos de muitas histórias e terá em 14 de outubro próximo, 167 anos de emancipação política!! 
http://parnaiba300anos.blogspot.com/
De acordo com historiadores de nossa terra, nossa cidade já foi uma vila bem antes de 1762 (como reza vasta historiografia); a vila existia desde 11 de junho de 1711 com a criação, pelo menos no papel, da Vila de Nossa Senhora do Monteserrathe da Parnaíba
logomarca vencedora num concurso, no início
do ano, pelo Prof. Mauro Jr.
Creem, nossos atuais historiadores, que esta vila tem como marco a contrução de uma capela pelo sertanista Cel. Pedro Barbosa Leal sob a invocação da santa protetora da família. Essa capela existe até hoje e está localizada à Rua Duque de Caxias - Centro (próximo ao Porto das Barcas). Durante alguns anos ficou sendo invocada como capela de Bom Jesus dos Navegantes/Passos. Isso porque, segundo afirmam estudiosos, por volta de 1712-1718 houve guerras entre portugueses e indígenas e para proteger a padroeira da vila, enviaram a imagem da mesma para Igreja-matriz de Piracuruca (onde permanece até hoje!) e tempos depois colocou-se a imagem do Bom Jesus para a tradioconal parada da Procissão de Bom Jesus dos Passos, na Semana Santa.
Considerando a existência de acontecimentos anteriores à 1762, ano da instalação oficial da Vila da Parnaíba (Vila de São João da Parnaíba) é que historiadores peticionaram à Câmara Muncipal e ao Poder Executivo a comemoração da data 11 de junho, lembrando a instalação da primeira Vila da Parnaíba, o que tornou-se realidade no ano passado! 
Para mais informações sobre os 300 anos de nossa cidade, acesse os links 1 e 2: Link 1, Link 2
Confira a PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE ANIVERSÁRIO no site da Prefeitura municipal.
Lei nº. 2.581/10
Acessando o diário oficial do município, confira a Lei municipal n.º 2.581/10 que trata destes importantes fatos, além de outras leis que foram criadas ano passado no intuito de trazer à tona a história de nossa amada cidade! Clicando na imagem ao lado, você também tem acesso à lei!
PARABÉNS PARNAÍBA, PELOS SEUS 300 ANOS!!!!!

Por Prof. Hermerson Saulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...