HISTÓRIA

Um pouco de história... 

O ensino formal no Conjunto Broder Ville (bairro Primavera, na cidade de Parnaíba-PI), teve início em 1991, numa residência localizada à Rua – A, Quadra – 25, nº. 34 com o nome de Escola Santa Teresinha. 
Em virtude do aumento populacional e aos apelos às autoridades, o então prefeito municipal, o médico Francisco de Assis Moraes Souza (o Sr. “Mão Santa”), constrói um pequeno prédio na Rua – B, que hoje funciona a Escola de Educação Infantil Raimunda Carvalho. 
Mais uma vez, devido ao aumento populacional do Conjunto, necessitou-se de um prédio maior para atender todas as crianças, para tanto, a Prefeitura sob a primeira gestão do engenheiro agrônomo José Hamilton Furtado Castelo Branco (Sr. Zé Hamilton) resolve criar uma estrutura melhor de ensino para essa comunidade.
Fachada da escola, em 1995 (?).
Fonte: Morador do bairro, Sr. Antônio Lucas (in memoriam) 
Em maio de 1993, o então prefeito e seu secretário municipal de educação, o Prof. Francisco Canindé Correia, inauguram o novo prédio, que passou a ser chamado de Escola Municipal Monsenhor Antônio Sampaio, uma justa homenagem a um grande educador parnaibano falecido em 1991. (Cf. PATRONO).
Placa de Fundação da Escola 
Após a inauguração do prédio, este recebeu duas reformas para melhoria de sua estrutura física. A primeira ocorreu no ano de 2002 (gestão do Prefeito, médico, Paulo Eudes Carneiro) onde houve o aumento de mais duas salas de aulas. No início eram somente quatro salas e atualmente está com seis salas de aula. A segunda reforma aconteceu no mesmo ano e tratou-se da modificação de todo o piso da entidade. Após estas reformas houve, em 2006, sob a segunda gestão do Prefeito Zé Hamilton a construção de uma quadra poliesportiva para uma melhor incorporação da escola com o esporte e consequentemente com o meio social do bairro. A quadra homenageia o desportista José Aranha Viriato, que era um jogador de futebol parnaibano (Cf. Lei Municipal nº. 2.267/2006, art. 7º). 
Os prefeitos que ajudaram a construir nossa escola 
Ao longo dos anos a Escola Municipal Monsenhor Antônio Sampaio teve como diretoras as professoras: 1ª - Maria do Livramento Ferreira dos Santos, 2ª - Francisca das Chagas do Nascimento Rodrigues, 3ª - Silvana Maria de Araújo Santos, 4ª - Lúcia Maria de Souza Silva e, novamente, 5ª - Silvana Maria de Araújo Santos, 6ª - Maria das Graças da Silva Pinto, 7ª - Melriane Ferreira Lima e 8ª e e atual diretora: Liliane Lima Freitas.
A Sra. Silvana foi a professora que por mais tempo dirigiu a escola, quando pela 1ª vez assumiu em 2002 a função em "cargo comissionado". Com o Decreto Municipal n°.143, de 14 de agosto de 2005, que regulamenta a eleição direta para Diretores e Diretores adjuntos da rede municipal de ensino de Parnaíba ela foi eleita consecutivamente para os biênios 2006-2007, 2008-2009. Em 2010-2011, quando não pôde se recandidatar e não tendo quem se candidatasse, continuou na função em "cargo comissionado". Em 11/10/2011 foi eleita diretora novamente para o biênio 2012-2013. Em 11/10/2013 foi mais uma vez reeleita, agora para o biênio 2014-2015. 
Em 2015, a Profa. Maria das Graças da Silva Pinto foi eleita diretora e assumiu a função em 08 de janeiro de 2016, porém em outubro de 2017 renunciou. A partir de então a escola passou a ser gerida até dezembro de 2018, pela Profa. Melriane. Em janeiro de 2019, Profa. Liliane passou a dirigir a escola.
É importante salientar que nos anos de 2017 e 2018, por determinação do atual prefeito, Dr. Mão Santa, em sua política de austeridade, a Escola de Ed. Infantil Raimunda Carvalho foi nucleada à nossa. Em 2019, porém, cada prédio está com suas diretoras e funcionando de forma independente.
Em 2020, quando a escola teve de ministrar aulas à distância por conta da pandemia de COVID-19, o prédio escolar passou por outra reforma (pintura completa, adequações nos banheiros, entre outros) e área livre sofreu uma leve redução de espaço, pois foi levantado um muro separando a quadra e seu entorno, da área construída da escola. A ação visou criar assim um complexo específico para o esporte e lazer no bairro. A inauguração desta reforma se deu no Dia da Parnaíba, em 14/08/2020.
Em 2022, a quadra anexa à escola recebeu uma cobertura e reforma no piso.
Muitos funcionários, zeladoras, vigias e muitas professoras e professores já passaram por nossa escola! Muitos também foram os alunos e alunas que passaram por aqui e deixaram sua marca e hoje são grandes cidadãos!

Parnaíba, junho/2022 (atualização)

Prof. Hermerson Saulo Fonteles de Farias


FONTES: 
  • Projeto Político-Pedagógico da Escola Mul. Mons. Antônio Sampaio;
  • Lei municipal nº. 2.267/06 
Clique na imagem para ver melhor o arquivo! 
  • Site da prefeitura de Parnaíba (cf.)
      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...