quarta-feira, 21 de maio de 2014

Na semana de aniversário de nossa escola, alunos têm aula-passeio no Centro Histórico de Parnaíba

Nesta manhã, como atividade alusiva aos 21 anos de fundação de nossa escola, os alunos dos 4º anos (Manhã - Profa. Glória e Tarde - Prof. H. Saulo) e 5º ano (Tarde - Prof. Maria) vivenciaram uma aula diferenciada: foram aos lugares históricos e de memória de nossa cidade. 
A aula-passeio transcorreu muito bem! Os alunos comportaram-se, fizeram questionamentos e, além de tudo, não apenas visitaram, mas conheceram a importância e a história de cada local visitado. A saída da escola foi às 7h50 e o retorno deu-se às 10h20. Os alunos foram acompanhados pelos professores e por nossa diretora, Profa. Silvana. 
O início da aula-passeio deu-se no Complexo Cultural Porto das Barcas. No local, o Prof. H. Saulo falou sobre o que se realizava no local e o porquê do nome, falou sobre a importância de zelarmos do patrimônio histórico de nossa cidade. No Porto das Barcas visitaram a Galeria de Arte "Mestre Ageu". Depois, passou-se em frente ao Casarão dos Azulejos (morada da poetisa Luísa Amélia de Queiroz Nunes Brandão), onde funciona hoje o Colégio Dez; seguiu-se depois até a primeira ermida da cidade, construída há 303 anos e dedicada a N. Sra. do Monte Serrathe, marco histórico da colonização portuguesa na região deltaica; depois, dirigiu-se até ao Casarão Dona Auta Castelo Branco.
  • Não consegue ver as imagens? Acesse-as, AQUI.
No Casarão Dona Auta os alunos visitaram a Biblioteca Pública Municipal e o IHGGP - Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba. No IHGGP os alunos foram presenteados com uma bela aula de história ministrada pelo presidente do instituto, o Sr. Reginaldo. Na galeria dos patronos do IHGGP, nossos alunos viram a fotografia do patrono de nossa escola, o Mons. Antônio Sampaio.
Após essa visita, dirigiram-se aos dois templos históricos localizados na Praça da Graça - a Igreja de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos (no século XVIII à XIX de uso exclusivo dos escravos) e à Catedral de N. Sra. Mãe da Divina Graça, onde está sepultado o ilustre parnaibano, Simplício Dias da Silva. 
Devido ao horário já previamente agendado com o motorista do nosso ônibus escolar, visitou-se apenas externamente o Sobrado Simplício Dias da Silva, recentemente (2012), restaurado e inaugurado pelo Prefeito Zé Hamilton.
Esperamos que nossos alunos tenham gostado desse presente de aniversário e que tenham aprendido bastante nesse passeio! 
Esperamos ainda que todos ajudem a construir e preservar a memória de nossa cidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...