terça-feira, 14 de agosto de 2012

Parnaíba 168 anos: Uma cidade, uma história


Parnaíba, localizada a 345 km de Teresina, é uma das cidades de maior importância cultural, econômica e histórica do Estado do Piauí, desde à sua fundação que começou com a Vila São João da Parnaíba no povoado Testa Branca, local hoje conhecido como bairro Floriópolis/Catanduvas. 
A cidade começou a se desenvolver com a criação de gado, sendo esta a sua primeira atividade comercial e que impulsionou a economia da cidade. O comércio da carne bovina deu origem ao lugar chamado Porto Salgado que logo se transformou na base de acolhimento de mercadorias que eram transportadas nos bergantis [Primeiras embarcações de tipo europeu edificadas de forma mais seguras para atravessar os mares e a duas primeiras foram construídas no Rio de Janeiro, em 1531.] pelas águas do rio Parnaíba e de seus afluentes. 
A história reconhece três datas magnas que caracterizam o passado e presente de Parnaíba como o polo de desenvolvimento na região nordeste. A data de 1711 tem como marco a construção da capela de Nossa Senhora de Monserrat na Rua Conde D’eu. A seguir surge a data [18/08] 1762 que marca a criação da Vila de são João da Parnaíba. Terceira e última, [14/08] 1844, que marca a transformação da vila em cidade. 
Entre os governantes sempre estará na memória dos parnaibanos a figura imponente de Simplício Dias da Silva, que aparece como o primeiro intendente do município. No presente destaca-se o prefeito José Hamilton Castelo Branco que se imortalizará como o mais importante da era moderna. Somente ele conseguiu ser prefeito de Parnaíba por três mandatos. 

Por Paulo Ferreira, jornalista e acadêmico de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...