sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Comemoração dos 250 anos de história da Vila São João da Parnahyba

Sobrado "Dona Auta". Atual sede do IHGGP e da
Biblioteca pública municipal
O Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP) e a Secretaria Municipal de Cultura, que tem a frente o secretário Francisco Nunes Dourado, realizam amanhã, dia 18 de agosto de 2012, programação alusiva à comemoração dos 250 anos da Villa de São João da Ribeira do Parnahyba.
Em 18 de agosto de 1762, João Pereira Caldas, Governador da Capitania de São José do Piauhy, instalou solenemente a Vila de São João da Parnahyba, numa solenidade realizada na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Piracuruca.
Nesse mesmo ano, o governador João Pereira Caldas, além da Vila de S. João da Parnaíba, criou as vilas: Nossa Senhora do Livramento de Paranaguá (hoje Parnaguá), Jerumenha, Valença, Santo Antônio do Surubim (hoje Campo Maior), Marvão (hoje Castelo do Piauí).
A data 1762 aparece no brasão (Armas municipais) de Parnaíba, juntamente com as datas de 1844, ano em que a Vila foi elevada à categoria de cidade e 1963, quando o prefeito Lauro Correia oficializou os símbolos municipais.

Programação: 
Sábado, 18 de agosto, às 18:00h - Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba.
Inauguração da Sala de Cinema Wanildo Mendes; exibição do Filme O Guru de Sete Cidades, que retrata Parnaíba na década de 70. O prof. Mauro Júnior, fará uma explanação sobre o filme; palestra com o prof. João Renor Ferreira de Carvalho – UFPI, com o tema Os Tremembés. 
O palestrante fará um momento de autógrafo de suas obras: A Geopolítica Lusitana do Século XVIII no Piauí Colonial 1718-1779, O Sertão; Sarau com música, teatro, dança e poesia no quintal de D. Auta, com a participação dos grupos: Cabaça produções, Sete Faces, J. Dance, Banda Municipal de Parnaíba e os artistas Carlos Pontes, Jane Mercury, Dayanne Sampaio, Vera Costa e outros.
Durante as apresentações será servido um coquetel.

História do Sobradão de Dona Auta
Sobrado de D. Auta: um dos mais antigos da cidade de Parnaíba fica localizado na Rua Duque de Caxias com a Rua São Vicente de Paula, conserva ainda o típico aspecto colonial, data do século XVIII. A fachada apresenta beiral e seis janelas com sacada de ferro. Foi casa residencial, Capitania dos Portos; e em 1918 serviu de Sede do Banco do Brasil, 1ª Casa Creditória da cidade. Ali funcionou também o Grupo Escolar Miranda Osório.
O Sobrado de Dona Auta encerra uma lenda e várias versões. Pertenceu a uma Dama da sociedade, que viveu um grande sonho de amor. Amou perdidamente um imigrante europeu e, com sua partida, viu o seu sonho frustrado. Sabe-se que ela era linda e elegante e que a partir dessa desilusão não mais saiu de casa, ficando reclusa a uma pequena saleta que mandara construir no alto do prédio para que pudesse admirar o panorama da cidade.
Em outra versão admite-se ser D. Auta uma ex-escrava do Capitão Francisco José Castelo Branco, linda mulata que se enamorou de um imigrante europeu e dele recebeu atenções e este lendário sobrado.
Ainda presume-se, segundo pesquisas, que D. Auta foi a primeira esposa de Francisco José Castelo Branco, dono do velho sobrado. (Por Edilson Morais Brito)

Fonte: Jornal da Parnaíba (Adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...