quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2011

A popularização dos veículos automotores trouxe conforto e rapidez na locomoção das pessoas e maior facilidade no transporte de mercadorias, por outro lado criou complexidade no trânsito, principalmente nas cidades de intenso movimento.
É constante o perigo de acidentes, sendo comum o risco de vida. Assim, tornou-se necessário termos uma educação de trânsito, tanto para motoristas como para pedestres. Se um povo usa um meio tão avançado da civilização de hoje como os veículos automotores, deve ser civilizado o suficiente para usá-lo com segurança.
Como toda a educação, para ser realmente eficiente deve ser iniciada na infância, sendo a escola o meio mais indicado para ensinar o devido comportamento no trânsito.
Todos os anos o Detran (Departamento regional de Trânsito) de todos os estados fazem campanhas de educação junto aos pedestres e motoristas na Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro), assim como distribuem material informativo e realizam eventos sobre o assunto. 
Em Parnaíba, a Guarda Civil Municipal de Trânsito junto com o Detran-PI estão promovendo a campanha: PARADA (Pacto municipal para a redução de acidentes - Pare, Pense, Mude).
Prof. Hermerson Saulo, para tratar sobre a Semana do Trânsito-2011, organizou uns slides que depois transformou em vídeo (porque a escola ainda não tem data-show) e passou aos seus alunos do 5º Ano-Tarde. Baixe aqui os slides e use também na sua escola! O professor usou também o vídeo (desenho animado) "Pateta no trânsito" - vale à pena assistir e passar aos alunos, clique aqui.
Ao final da aula o docente solicitou redação sobre o aumento do índice de acidentes na cidade e sobre o desrespeito às regras do trânsito! Saíram redações muito boas! Parabéns, alun@s! Que vocês sejam bons e boas motoristas!

Texto adaptado de: Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...